Partilhar com:
- A Kinesiologia Aplicada é uma técnica terapêutica que utiliza o teste muscular como forma de avaliação e diagnóstico de desequilíbrios no corpo humano.
Ela se baseia na ideia de que o corpo possui uma sabedoria inata e é capaz de se curar, desde que esteja em equilíbrio.
Tratamento de Kinesiológia Aplicada. Teste Muscular e Técnicas Manipulativas Osteopáticas
A Kinesiologia Aplicada Térapias Manipulatívas, Osteopáticas é um método inovador de diagnóstico e tratamento holístico do corpo humano: não define a doença como uma patologia, mas como um desequilíbrio de funções. Uma pessoa é percebida como um conjunto de funções: tanto na saúde quanto na doença, todas as partes do nosso corpo trabalham em harmonia para alcançar e manter o bem-estar psicofísico. Para um Kinesiologista, tanto a saúde quanto a doença dependem do estado do sistema músculo-esquelético e psicoemocional. Assim, além de ser utilizada nos casos mais comuns de doenças (dor nas costas, cervicalgia, lesões, dores musculares, etc.), a Kinesiologia Aplicada, mesmo que atue principalmente no aparelho motor, também tem um efeito positivo em todo o corpo. Trata os pacientes exclusivamente com a ajuda das mãos, removendo os obstáculos que nos bloqueiam.
As práticas de Kinesiologia Aplicada são baseadas em cinco modelos de relações estrutural-funcionais.
- O modelo biomecânico considera o corpo como um complexo de componentes somáticos associados à manutenção da postura e do equilíbrio.
- O modelo de respiração-circulação é baseado na manutenção do ambiente intercelular e intracelular do corpo através da entrega de oxigênio e nutrientes para as células do corpo e a remoção de seus resíduos .
- O modelo neurológico considera o efeito da estimulação espinhal, a função proprioceptiva, o sistema nervoso autónomo e a atividade de nociceptores (fibras de dor) na função da rede imune neuroendócrina .
- O modelo biopsicossocial reconhece várias reações e estresses psicológicos que podem afetar a saúde e o bem-estar dos pacientes .
- De acordo com o modelo bioenergético, o corpo busca manter um equilíbrio entre a produção, distribuição e consumo de energia, e manter esse equilíbrio melhora a capacidade do corpo de se adaptar a vários estresses (imunológicos, nutricionais, psicológicos e outros) .